concurpol on Mon, 9 May 2005 23:36:33 +0200 (CEST)


[Date Prev] [Date Next] [Thread Prev] [Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

[nettime-see] Fraudes online: antigos golpes ainda causam grandes prejuízos


Title: Fraudes online

Fraudes online: antigos golpes ainda causam grandes prejuízos 

 

Na autobiografia “Prenda-me se for Capaz”, que inspirou Steven Spielberg a dirigir sua adaptação para as telas, são narradas as histórias de Frank Abagnale Jr., um dos maiores golpistas da história mundial e que, aos 16 anos e sem dispor de muitos recursos financeiros, iniciou sua trajetória forjando identidades e obtendo vantagens a partir delas.

Para alcançar seus objetivos, uma das identidades assumidas foi a de piloto da Pan Am. Para tanto, forjou documentos, providenciou um uniforme de piloto e aprendeu os termos comumente utilizados pelos profissionais de aviação. Sem nunca ter pilotado uma aeronave ou freqüentado aulas preparatórias, Abagnale viajou pelo mundo de graça, usando os privilégios de passagens para pilotos, e realizou diversos golpes através desta identidade fictícia e de uma boa dose de engenharia social.

Nesta e em diversas outras situações semelhantes podemos notar a presença de uma constante fundamental: a criação de um contexto de familiarização, criando um laço de confiança ― tornando o personagem confiável, quase real. Tudo acontecia baseando-se na crença humana em estereótipos: o piloto vestindo seu uniforme e usando a linguagem que o caracteriza, o médico em seu jaleco, diploma na parede do consultório e dizendo os termos próprios dos profissionais da medicina. Não lhe parece convincente que pessoas com essas características sejam realmente quem dizem ser? Essa é a essência da fraude........

Veja a integra deste artigo e outros correlatos em.....:

http://www.mpsnet.net/virtualshop/DicaseTruques.html



 

...............................................
Nettime-SEE mailing list
Nettime-SEE@nettime.org
http://www.nettime.org/cgi-bin/mailman/listinfo/nettime-see