Alan Miranda on Tue, 21 Jan 2003 14:43:10 +0100 (CET)

[nettime-lat] JACIRA, ou a aranha de estimação.

JACIRA

ou aranha de estimação

Acho que todo mundo já viu isso.

Você está andando na rua,

às vezes,

até sem saber que existe e,

do nada, alguém grita:

O bicho acaba de sair da casa de alguém ou de um bueiro.

Aí começa.

Todo mundo começa a correr atrás do roedor,

ou correr dele,

que é grande e já tá despelando de velho,

aí alguém consegue o chute esperado

e o bicho voa,

outro pega o porrete,

mete no bicho,

vem mais um com álcool,

joga e faz a fogueira.

Tá lá o churrasco de rato em plena calçada.

Há variantes.

Às vezes, não se queima o infeliz.

Ou então ele consegue escapar.

Mas sempre há um alvoroço.

E como há.

Me irrita muito isso.

O povo coloca nesses bichinhos todos os seus traumas.

Sempre que posso evito essas barbaridades.

Uma vez estava na sala com a amada

assistindo um lobotomizante programa de TV,

quando ela viu Jacira.

É isso que vocês leram mesmo.

Uma barata.

Jacira é grande o suficiente para comer uma barata das grandes.

De patas esticadas ela é do tamanho de minha mão.

Mas tem a textura de um mirim.

Conhecem mirim?

Uma coisa linda.

Aí o pau comeu. Minha mãe não matou Jacira! Por que você vai matar Jacira?

Falei do exemplo do rato.

Contei a história toda.

Falei calminho, calminho.

Muita coisa.

Pensem comigo.

Você é uma criança bem novinha, certo?

E acaba de lagar o barro.

E vai pegar na sua obra.

Qué que mamãe fala?

Pronto.

Depois de um tempo é muito simples.

Quando o rato passa por você na rua

aquilo é tudo, menos um rato.

É seu medo,

seu terror,

sua fúria pela vida

e mais umas coisinhas que só uma terapiazinha poderia definir melhor.

Quando falo as minhas teorias ela sempre me olha com pena.

Quando os argumentos não funcionam – e não tinham mesmo como funcionar, pois a amada estava desesperada – a ignorância é uma arma bem vida.

Ânimos serenados,

todo mundo de cara fechada,

aos poucos,

Jacira foi sendo esquecida,

a lobotomia televisiva nos tomou conta e,

quando já estávamos quase convencidos

de comprar um dos produtos do comercial...

Jacira estava com a barata se debatendo entre as presas.

Outro grito.

E lá vai eu de novo...

Alan, o Miranda.

O autor: Alan Miranda é ator e professor de teatro. Atualmente está em cartaz com a comédia musical "Isto É Bom Demais!", é coordenador do Projeto Ato de 4, na Escola de Teatro da UFBA e estudante de Artes Cênicas da mesma.

Busca Yahoo!
O melhor lugar para encontrar tudo o que você procura na Internet