Ana Viseu on 28 Feb 2001 21:52:41 -0000

Re: [nettime-lat] um pouco mais sobre Saramago

Eu li “A Caverna”, o último livro do Saramago, há umas semanas e penso que
este livro torna óbvias as posições por Saramago nesta entrevista e em
outras que frequentemente são publicadas em jornais.

No seu ser mais básico “A Caverna” trata de um confronto de gigantes: uma
sociedade industrializada, consumista e baseada no entretimento e uma
sociedade rural, ligada à terra e às origens. Saramago conta-nos a história
de um pai, oleiro de profissão, que produz para vender no “Centro”, e uma
filha casada com um segurança do Centro. Um dia o Centro não compra mais
(as pessoas preferem comprar plástico), os oleiros ficam sem trabalho e há
que (re)pensar a vida.

No fim do livro há uma referência directa à Caverna de Platão, que eu achei
desnecessária porque o livro funciona bem como crítica da sociedade moderna
(ou pós-moderna dependendo das opiniões) sem ela.

Utilizando o meio de expressão no qual possui uma vida de experiência
Saramago utiliza a ficção para nos fazer reflectir sobre os valores nos
quais assentamos a nossa moralidade, a nossa forma de estar no Mundo.
Saramago fala de uma sociedade obcecada com o fenómeno do Centro Comercial,
algo que deverá tocar muito perto dos corações Portugueses porque Portugal
é o rei Europeu dos centros comercias.

Embora Saramago não se aventure no domínio da crítica à Sociedade da
Informação, tal como o fez Allan Lightman no seu excelente livro “O
Diagnóstico”, muito do que se afirma neste livro tem a ver com um tema
paralelo, o da globalização. Autores como Naomi Klein (No Logo, 1999)
demonstram que um dos resultados da globalização é a precariedade do
trabalho. Saramago explora este tema e fala-nos sobre do medo causada por
não se saber o dia de amanhã, um medo tão básico que paraliza.

Cumprimentos. Ana